fbpx
Rio ClaroVans

ACIDENTES COM TRANPORTE ESCOLAR CLANDESTINO COLOCAM CRIANÇAS EM RISCO

Estamos no período de retorno das aulas em todo o Brasil, milhões de alunos retornam as aulas. Juntamente com o período escolar vem uma preocupação para os pais, o transporte escolar.

Muitos pais dependem do transporte escolar, seja para buscar o melhor ensino para os seus filhos procurando boas escolas, sejam elas públicas ou particulares, e que muitas vezes ficam distantes de suas casas ou por causa do trabalho de muitos pais que por não terem tempo para levar ou buscar os filhos no colégio, também dependem do transporte escolar.

O transporte escolar clandestino é responsável pela maioria dos acidentes e óbitos de estudantes no Brasil. Por esse motivo, os pais precisam levar em conta diversos aspectos na hora de contratar o transporte para os seus filhos.

Veja abaixo qual deve ser a preocupação na hora de contratar o Transporte escolar:
1 – Verifique os dados do motorista
Todo motorista de transporte escolar precisa ter mais de 21 anos, CNH com categoria “D”, CNH com inscrição de que Exerce Atividade Remunerada e ter feito o curso de Formação de transporte escolar e ter registro no DETRAN para exercer essa atividade

2 – O veículo deve ter autorização do DETRAN
Seja ônibus, micro-ônibus ou van, todos devem apresentar autorização especial do DETRAN para realização do transporte escolar. A autorização deve estar na parte interna do veículo e estar visível.

3 – Laudo de inspeção
Todo veículo de transporte escolar deve passar regularmente por inspeção (a cada 6 meses), essa inspeção é feita pelo DETRAN e para isso é necessário que o veículo esteja em cumprimento com as normas NBR 14.040 e NBR 17.075 da ABNT.

Nessa inspeção, são verificados diversos itens, tais como: estado dos pneus, sistema de freios, suspensão, cintos de segurança, fixação dos bancos, sistema elétrico, sistema de iluminação dentre outros.

Em Rio Claro, para o transportador escolar poder trabalhar, uma vez por ano é necessário uma autorização/recadastramento (solicitação de alvará e o selo) na Prefeitura Municipal (Mobilidade Urbana e Sistema Viário).

4 – O que fazer após contratar?
Fique atento ao comportamento do seu filho, caso ele conte algo estranho sobre o transporte escolar, evite confrontar, pois ele é a única fonte de informação.

Para contratar transportadores legalizados em Rio Claro, entre em contato com o SINTRARC.
Telefone: (19) 3534-6121
Whatsapp: (19) 99902-0217
E-mail: https://sintrarc.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *