fbpx

Novembro Azul: Luta contra o câncer de próstata e o preconceito

Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens e também pode levar à morte. Porém a luta não é apenas contra o câncer, mas também contra o preconceito.

Para o mundo masculino, a ideia de “se cuidar” ainda está atrelada às mulheres, tudo isso graças à cultura machista que por anos incutiu a imagem de que o homem tem outras prioridades, tais como ser o total provedor do lar, que homem precisa ser forte e que homens tem saúde de ferro. Esse cenário contribui para que os homens não procurem os médicos, ou só o procuram quando estão em estágio muito avançado da doença.

Então qual é a solução? Investir na informação. A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. No Brasil a campanha incluí na divulgação outros tipos de cânceres como o de pênis, testículos e cólon.

Vale ressaltar que o câncer de próstata é assintomático no início, o que faz com que a prevenção e os exames periódicos sejam essenciais para o diagnóstico, tratamento e cura. O exame de sangue não substitui o de toque, que é simples, rápido e indolor.

Nós do SINTRARC apoiamos a campanha, pois uma grande parcela dos nossos associados é do público masculino. Por esse motivo nosso chamado para os taxistas, caminhoneiros e vanzeiros é: Prevenir é o melhor caminho. Então consulte sempre um Urologista.

#NovembroAzul #PrevencaoCancerDeProstata #SejaHomemSeCuide

APOIO

Ápia Veículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: